sábado, 4 de outubro de 2008

PP Joel

Há algumas semanas atrás, fui convidado a participar de uma pesquisa para avaliar a gestão da Prefeitura de Fortaleza.
Logo na recepção do local onde foi realizada a pesquisa, encontrei um cara muito comunicativo e que me chamou atenção pela maneira com cumprimentava as pessoas: "Boa noite. Meu nome é PP Joel. PP de Poeta e Pintor. Sinta-se honrado de poder me conhecer".
E começamos a conversar sobre o que fazíamos, e como tínhamos chegado alí, e quem havia nos convidado.
Foi aí que ele começou a narrar a história da sua vida. Confesso que fiquei parado. Eu era "todo ouvidos". Fazia um grande esforço para conter as lágrimas.
Disse logo: "Mas isso que você está nos contando é história e experiência para ser compartilhada num livro"! Aí ele respondeu: "Pois é... o livro já escrevi. Chama-se "Lagamar: Cenário de Vidas". Raimundo Fagner comentou meu livro; José Luiz Datena fez um quadro do promagra No Coração do Brasil comigo. Já fiz muitas palestras, consedi muitas entrevistas, e fui tema para diversas monografias de faculdades. E pra resumir, nem eu mais tenho o livro".
Aí o Anderson disse: "Cara... o Adson tem esse livro. Poderíamos transformar o livro num documentário. Falta só o projeto - completou ele olhando pra mim".
Pois é...
Aceitei o desafio de fazer um projeto para reeditarmos o livro e fazermos um documentário.
Pedi autorização para reproduzir uma cópia e ler a história.
Assim que terminei a leitura, passei o livro para outra pessoa. Realmente é um livro para ser dividido.
Mas o que saltou aos meu olhos naquela leitura foi uma personagem que investiu na vida do PP Joel, quando nem ele mesmo acreditava em si, o David. Resultado: hoje o Da Silva, como PP Joel é chamado no livro, além de ser um profissional reconhecido na cidade, teve a oportunidade de beber Água Viva e mudar o rumo de sua vida.
E a pergunta continua a ecoar: quantos de nós estaríamos dispostos a fazer o mesmo?
Agora lembrei-me de um episódio narrado no Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas:
"Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo: - Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.
Então Jesus contou esta parábola:

- Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la.

Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros.

Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida."

- Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender" (Lc 15.3-7, NLH).

Que D'us nos ajude!
Abração!

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei essa reportagem, pois espero ver mais coisa sobre esta historia, pois sei que é verdde, pois este rapaz merece muitas oportunidades.que vocês acharem divulgue

Anônimo disse...

Tenho um arquivo legal pra você sobre esse personagem:
http://www.youtube.com/watch?v=vY6XKeFnXYA

Clipe: A máfia da prostituição

Composto pelo própio PP Joel.

ass: chaurly cezar
se quiser confirmar o link
87