segunda-feira, 5 de março de 2012

Salve o Tubarão da Barra



Lembro-me, de quando ainda adolescente, da grande mobilização feita na mídia para salvar o mico leão dourado. O slogan era: “salve o mico leão dourado”. O interessante é observar os desdobramentos dessa campanha: para a espécie não ser extinta o seu habitat também teria que ser protegido. Hoje, o mico leão dourado e parte da  Mata Atlântica (antes floresta, que foi dizimada no período do extrativismo vegetal colonial) resistiram a expansão imobiliária e fundiária.

Mas o que isso tem haver com o futebol cearense?

Ultimamente tenho ouvido, nas mais diversas rodas de conversas, que o Ferroviário, de torcedores ilustres e de torcedores anônimos, vai se acabar. Não bastasse o fato dos formadores de opinião só mostrarem os problemas, reforçam tal tese com a argumentação de que o Ferroviário passa pelo processo de “maguarização”.

Ora, senhoras e senhores leitores, temos aqui um caso semelhante ao do mico leão dourado. O que muda é o ecossistema.

Não pensem os dirigentes e torcedores dos outros Clubes, principalmente os do Ceará e Fortaleza, que a queda do Ferroviário para a segunda divisão do campeonato cearense não afetará o equilíbrio de forças dentro dos campeonatos vindouros.

Os mais pragmáticos e céticos dirão que esta abordagem não merece crédito e não tem a menor fundamentação. Quero lembrar que o mico leão dourado foi salvo da extinção; o Maguary deu lugar a concretude de postes, geradores, transformadores e cabos de alta tensão na subestação de uma companhia de energia elétrica.

Conclamo os torcedores dos outros clubes para darem as mãos e começarem uma onda pró futebol cearense, ao vestirem a camisa da campanha “Salve o Tubarão da Barra”. Os desdobramentos disso? Ah! Quem sabe não reside aí a tão sonhada paz nos estádios e a competição; ou rivalidade; ou ainda, disputa sadia entre as torcidas?

Wendel Cavalcante

4 comentários:

Daniel_pajeh disse...

muito bom texto. uma boa reflexão ao futuro que aguarda o futebol cearense. do meu amor ao tricolor de aço não tem quem duvide. mas não posso deixar que o classico das cores corra o risco de ficar apenas na memoria e imaginario dos amantes do futebol. estou aqui aderindo a essa tão nobre camapanha!
abraços!

João Bosco De Oliveira disse...

MUITO BOM, Wendell!
EU, como um dos anônimos torcedores do FAC, vou compartilhar esse post com que eu puder.
Gde abraço e
Saudações Corais!

Tiago Lima disse...

Muito bom! Salvem o Tubarao da Barra!!

Bruno Barak disse...

Muito bom cara..
prabéns

http://www.brunobarak.blogspot.com