domingo, 17 de janeiro de 2010

Emaús fica ali bem perto!


Uma das últimas narrativas encontradas no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas é a viagem de dois discípulos de Jerusalém à Emaús.
O contexto tod@s nós já sabemos: Jesus havia sido crucificado e já eram passados três dias desde a sua morte. A esperança estava perdida. A tão sonhada libertação da opressão do Império Romano não mais aconteceria.
Raboni, então, ressussita, aparece para seus amigos e discípulos e reaquece a chama da esperança deles!
Mas gostaria de chamar a sua atenção para um detalhe: a narrativa de São Lucas mostra que dois de seus discípulos retornaram para o povoado onde moravam. Acabada a esperança, disseram um para o outro, imagino: "Emaús fica ali bem perto. Vamos voltar para lá, então!"
Aqui pergunto a você: não é essa a nossa primeira reação quando nos deparamos com uma grande frustração que acaba com nossa esperança?
Como curioso que sou, fui buscar o significa da palavra "Emaús". Para minha surpresa, me deparei, então, com alguns significados: "fonte ou águas quentes"; "águas termais"; "banho quente". Mas teve um que chamou minha atenção: "Emaús" significa "busca de conselho".
E foi aqui que percebi uma grande lição contida nessa narrativa: Raboni se aproxima da gente, nos ouve com paciência, pergunta o que nos aflige e nos dá o bom conselho no caminho!
Quanto a partir o pão, Ele está sempre disposto a fazê-lo. Basta que você o convide, a exemplo dos dois discípulos que caminhavam com Ele na estrada que ligava Jerusalém a Emaús e tão bem musicou o poeta Antonio Rivera:

"Fica Senhor, já se faz tarde

Tens meu coração para pousar
Faz em mim morada permanente
Fica Senhor, fica Senhor, meu Salvador"

E que em 2010 sejam renovados na sua vida a Fé, a Esperança e o Amor!

Abração a tod@s!

Wendel Cavalcante

2 comentários:

George Facundo disse...

eita mestre wendel... quantas vezes estive voltando por este mesmo caminho... e quantos conselhos...

definitivamente uma de minhas passagens preferidas do evangelho...

muito massa cara!

:-)

Gilciêr disse...

muito bom!